quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

avatar

"Um novo ícone do cinema 3D, que vai ficar marcado durante gerações"
Num mundo onde filmes como "Transformers" e "2012" se sustentam apenas por efeitos especiais, parece que Avatar chega para salvar o cinema dos efeitos especiais, mostrando que é um filme de conteúdo e que não se sustenta apenas nos efeitos, e sim em tudo.
Confesso que a maior parte da empolgação é por causa do 3D, que é magnífico.


Para começar, o filme tem uma apelação visual imensa (no bom sentido, claro). É interessante notar o cuidado que o diretor teve com o cenário, notando desde um pedacinho de folha à grandes cenários de batalha - dignos já de um Oscar.

Deixando a parte visual, o filme é clichê sim. Temos um casal que não se gosta mas que, quando começam a conviver um com o outro, o amor cresce. Apenas pegarem um pouco de todos os clichês e jogaram - e que bela jogada, pois conseguiu fazer o mesmo feito de Floresta do Mal, pegando todos os clichês e fazendo um filme bem legal (no caso de Floresta do Mal, porque aqui o clichê funcionou ainda melhor). Enfim, o clichê foi muito bem utilizado, então não há como ter uma certa "raiva" do filme por causa disso. A história, poderia ser bem mais trabalhada, mas um filme assim não peca em quase nada. Interessante notar o elenco, que não é muito conhecido, mas que são um dos pontos altos do filme. O final pode reservar surpresas em relação a alguns personagens, e também mais clichês. Mas, quem se importa?



Quem está acostumado a ver meus comentários, sabe que eu sou louco por filmes de terror, mas nesse caso eu dei o braço a torcer e dei uma chance a Avatar. Um filme que promete o que cumpre, com o melhor do cinema 3D, com as melhores atuações, melhor clima... Enfim, em vários termos, Avatar é o filme do ano.

Avatar é um daqueles filmes que você tem que ver nos cinemas, porque ver em dvd pode não dar o mesmo impacto. Ah, e lembrem-se: depois do 3D de Avatar, o diretor James Cameron já está preparando a versão em terceira dimensão de Titanic. O filme será o mesmo, mas com a tecnologia 3D.

Obs: O último filme do diretor foi Titanic, mas ele também dirigiu o Ghosts of the Abyss, um documentário em 3D sobre o acidente com o Titanic).

Avatar - Nota: 9,0
Por: Matth

Marcadores:

- quem somos -

  • Sem muita complexidade.
    Sem wannabes José Wilker.
    Só adolescentes.
    E filmes.

roteiro

reprise

estréias

  • • Premonição 4 (15/01)
    • Onde vivem os monstros (15/01)
    • Vício frenético (15/01)
    • Uma mãe em apuros (15/01)
    • A mente que mente (15/01)
    • Os inquilinos (15/01)
    • A bruxinha e o dragão (15/01)
    • A todo volume (15/01)